O Novo Pacto

Tempo de Leitura 6 minutos

Conheça o Real Propósito Eterno de Deus

Antes de Deus estabelecer um pacto com o Homem ELE era livre para se relacionar conosco como quisesse.

Depois de ter estabelecido um PACTO, ELE resolveu se restringir, se limitar a atuar debaixo das condições pactuadas. 

 

Deus é um Deus LEGAL, mas não legalista, ou seja, ELE não faz uso de leis sem critérios!

 

Entender o NOVO PACTO, o pacto vigente sobre nós, é entender o maior tesouro do UNIVERSO disponibilizado a nós através de CRISTO, pois o NOVO PACTO é um dos pontos mais altos dentro do propósito ETERNO do Pai.

 

O NOVO PACTO É A CONSUMAÇÃO DE TODO O PLANO ETERNO DE DEUS!

 

Vivemos dias de REFORMA!

Sabendo que os princípios de Deus são ETERNOS, a compreensão desses princípios para a realidade presente determinarão nossa eficiência e competência em cumprir Seu propósito!

 

Se não entendermos isso, corremos o risco de passar uma vida toda ministrando e trabalhando debaixo do desconhecimento e da ignorância:

 

“O qual a si mesmo, nos fez JUÍZES competentes de um novo pacto, cuja essência não está na letra, mas no espírito, porque a letra mata mas o espirito vivifica!” (II CO 3.6 | Código Real – Reina Valera)

 

“Amados, já é esta a segunda carta que vos escrevo; em ambas as quais desperto com admoestações o vosso ânimo sincero” (II Pedro 3.1)

 

“[…] ânimo sincero” = LIMPO ENTENDIMENTO

 

Os dias de REFORMA em que vivemos são dias de limpar nosso entendimento!

 

LIMPAR DO QUE?

 

De toda contaminação da religião, dos ensinos baseados em tradições, de filosofias humanas, das mensurações fundamentadas no conhecimento e não a partir de CRISTO!

 

“Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36)

 

Pode ser que, em partes, consigamos entender o significado que tudo é “DELE” ou “POR ELE”, mas o significado de vivermos “EM ELE”, ou “ATRAVÉS DELE” está longe do nosso entendimento, como Igreja!

 

 O ESPÍRITO DO FILHO EM NÓS:

  • Deus criou o UNIVERSO afim de gerar um ambiente para a Terra.
  • Deus criou a Terra como um ambiente para o Homem.
  • Deus criou o Homem para ser o ambiente para Seu ESPÍRITO habitar!

 

O elemento mais importante no propósito de Deus é o ESPÍRITO!

 

O RESUMO DA BÍBLIA É: CRISTO EM NÓS!

 

“Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24)

 

Deus chamou ao dia luz e as trevas noite!

A luz representa o “conhecimento” e as trevas a “ignorância”!

O DIA DO SENHOR não é um momento escatológico, mas a libertação da ignorância. Por isso, a criação anseia pela manifestação dos filhos de Deus!

 

Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. (Rm 8.19)

 

A palavra “filhos” dessa passagem, no original, foi escrita como “HUIOS”, que remete aos “FILHOS MADUROS”.

 

A criação, na verdade, aguarda a manifestação de CRISTO, o Filho maduro.

 

CRISTO se manifesta, somente, através de filhos HUIOS, filhos maduros, adotados.

 

O que gera transformação no mundo não é a manifestação dos filhos, mas a manifestação de CRISTO através dos filhos.

 

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! (Rm 8.15)

  

Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo; mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a  adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.Portanto já não és mais servo,  mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. (Gálatas 4:1-7)

  

 ADOÇÃO > HUIOTESIA

“Processo através do qual o Pai declarava um filho maior de idade (30 anos). Esse filho possuía o direito à herança, à administração.”

 

Existem 3 palavras nos escritos originais da Bíblia para “filho”:

Teknion > bebê

Teknon > adolescente

Huios > maduro

 

Em Cristo isso o processo de HUIOTESIA se deu aos 30 anos. Conosco, este processo acontece por meio do processo de amadurecimento, de reforma do entendimento, de dissipação da ignorância, do governo sobre a alma, sobre as emoções!

 

O NOVO PACTO:

 A diferença do NOVO PACTO com todos que antecederam é:

Se há um NOVO PACTO, o antigo se torna ultrapassado. Se o antigo era sombra, o NOVO é o cumprimento!

 

Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; 

porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; 

eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: 

Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.

Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer. (Hb 8.10-13)

 

Se no ANTIGO, o Espírito se apoderava de homens concedendo a esses poder, no NOVO, o ESPÍRITO de DEUS se funde com o do HOMEM e se torna um. 

 

Se na época em que Jesus esteve sobre a Terra, seus discípulos eram SEGUIDORES, hoje, podemos dizer que somos PORTADORES de Sua Vida:

 

Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. (Jo 17.21-23)

 

Para experimentarmos a realidade da ressurreição de CRISTO em nós, não existe um caminho diferente do que, primeiramente, provarmos de Sua MORTE.

 

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Rm 6.8)

 

No Novo PACTO, Jesus não é apenas a pessoa mais importante em nossas vidas, ELE se torna nossa própria VIDA!

 

Assim como a CRUZ quebrou a casca que encapsulava Cristo em Jesus, a CRUZ deve quebrar a casca que mantém Cristo encapsulado em sua vida!

 

O PROCESSO:

 “Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.” (Lc 9.23-24)

 

A Bíblia menciona 4 palavras que significam VIDA: 

BIOS, PSUQUE, ANASTROFES e ZOE:

 

  • BIOS > vida orgânica, corpo.
  • PSUQUE > Negar a si mesmo – MORTE DO EU, sujeição da alma ao Espírito, sujeição das vontades pessoais. 
  • ANASTROFES > Tomar a cada dia sua cruz – não é pessoal, mas disposição de se expor por um proposito.
  • Dessa maneira, encontraremos VIDA ZOE, eterna, divina.

 

Na Cruz eu não vou morrer, mas vou participar de uma morte que eu não poderia ter sozinho para herdar uma vida que eu, também, não poderia viver sem ELE!

 

A cruz não marca somente minha morte, mas meu sepultamento! A palavra SEPULTAR significa “apartar da visão, não ser mais visto”.

 

A CRUZ foi um Juízo Universal com efeito INCLUSIVO!

 

Esse é o resultado pós-CRUZ!

 

A cruz rompe com um individualismo adâmico e nos habilita a vida coletiva do Corpo de Cristo.

 

ESTAMOS SEPULTADOS COM CRISTO E, AGORA, QUANDO O PAI NOS VÊ, ENXERGA CRISTO EM NÓS. A ISSO DENOMINAMOS “JUSTIFICAÇÃO”!

 

A CRUZ é o machado posto à raiz pra aniquilar as raízes da árvore do conhecimento, para destruir a natureza do pecado.

 

Quando lançamos LUZ, entendimento PLENO, no que foi a morte, adquirimos mais clareza no poder da VIDA e a maravilhosa realidade da ressurreição. 

 

Precisamos mudar nossa perceptiva escapista e, muitas vezes, passiva para manifestarmos a VIDA DE CRISTO QUE JÁ HABITA EM NÓS!

 

Se não lermos as escrituras a partir da realidade do NOVO PACTO nos prenderemos às práticas desatualizadas de pactos inferiores com promessas inferiores:

 

“Elevo meus olhos para os montes…”

“Canto como Rei Davi…”

“Como Josué em JERICÓ…“

 

Davi e Josué oravam para um Deus externo que viria em seu socorro. Hoje, o Deus que era externo habita dentro de nós!

 

Declaro que o entendimento de CRISTO em você, te libertará! Isso o levará a um novo nível!

 

O Novo Pacto abre nossa visão para a realidade conquistada na CRUZ.

 

Estamos assentados com CRISTO, acima de principados e potestades.

 

Assim, podemos compreender porque Jesus repreende a Satanás em Pedro. A alma tenta impedir a edificação do Corpo em Espírito!

 

LOGUS: No Antigo Pacto, o “LOGUS” foi escrito em pedras.

GRAFUS: Porém, quando a plenitude de Cristo é discernida, passamos a entender o que é o GRAPHUS, toda a plenitude da palavra, da vida impressa em nosso Espírito a eternidade se abre diante de nós!

 


“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Ninguém mais 
ensinarão

 seu próximo nem o seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior. (Hb 8.10-11 | NVIP)

 

Nos tornamos UM COM ELE!

 

Do seu interior fluirão RIOS de água viva!

 

BAIXE NOSSO E-BOOK SOBRE NOVO PACTO E SE APROFUNDE NA REVELAÇÃO DO NOVO PACTO!